SEJA BEM-VINDO!

Esse é o primeiro blog dos Agentes de Segurança de Medidas Socioeducativas do Estado de Sergipe.
Aproveite ao máximo e dê sugestões para que possamos melhorá-lo.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Centros Socioeducativos de MG ganham novos agentes concursado

Nesta quarta (10) e quinta-feira (11), 82 profissionais passaram a integrar o quadro de agentes de segurança socioeducativa da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Vinte e quatro deles atuarão no Centro Socioeducativo São Cosme (Csesco), em Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), e outros 58 no Centro Socioeducativo São Francisco de Assis (Csesfa), em Governador Valadares (Leste do Estado).

Os agentes, além de tomaram posse para exercer suas funções de socioeducadores, também se formaram, com direito a solenidade e coquetel, no Curso de Formação Técnico-Profissional da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Sistemas Prisional e Socioeducativo (Efap/Seds). Os mais novos servidores do sistema se submeteram a seis etapas de concurso público, divididas em prova de conhecimentos gerais, teste de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social, exames pré-admissionais e, por fim, o curso de formação, com carga horária de 200 horas/aula. Todas as etapas foram feitas em Belo Horizonte, com exceção da última, que foi regionalizada e contou com estágios práticos dentro das próprias unidades socioeducativas.

A diretora de Formação e Capacitação do Sistema Socioeducativo da Efap, Lilian Guerra Lemos, explicou que os temas abordados no curso procuraram criar uma interface com a realidade dos adolescentes como, por exemplo, saúde mental, toxicomania, mediação de conflitos, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), modelo de gestão da Suase, gerenciamento de crises, entre outros. “Nos preocupamos em elaborar uma grade de assuntos pensando nessa fase complexa e desafiadora que é a juventude. Foram abordados aspectos como o acolhimento desses jovens em conflito com a lei até o trabalho com os egressos e suas famílias, depois de saírem das unidades”, pontuou.

Os novos agentes de segurança socioeducativa de Teófilo Otoni e Governador Valadares atuarão no sistema juntamente com os formandos de Belo Horizonte, Sete Lagoas e Montes Claros, num total de 488 aprovados.