SEJA BEM-VINDO!

Esse é o primeiro blog dos Agentes de Segurança de Medidas Socioeducativas do Estado de Sergipe.
Aproveite ao máximo e dê sugestões para que possamos melhorá-lo.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Reformas no Cenam em Sergipe próximas do término

Já estão em fase de conclusão as obras de reforma dos alojamentos do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam). A previsão é que até o final deste mês as alas seis e sete do bloco B sejam entregues e, em seguida, sejam iniciadas as reformas das alas 5 e 8 do mesmo prédio. De acordo com a diretora da unidade socioeducativa, Antônia Silva Menezes, assim que a primeira fase da obra for concluída, a instituição vai iniciar o ano letivo de 2010.

O trabalho foi iniciado pelo bloco B porque foi o prédio que ficou mais comprometido pela rebelião ocorrida na semana do Pré-Caju 2010. "As alas estão sendo totalmente recuperadas e adequadas ao projeto arquitetônico orientado e determinado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA] e pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo [Sinase]. Com a reforma conseguimos ampliar os espaços; antes tínhamos 17 espaços para os adolescentes e agora poderemos contar com 24", ressaltou Antônia Menezes.

Ela relatou que as grades de proteção estão sendo preenchidas com concreto. As estruturas elétrica, hidrossanitária e de pavimentação também estão sendo refeitas e um novo modelo de cama de concreto vai diminuir a existência de ferro na unidade. O Estado está investindo quase R$ 150 mil nas obras.

"O Cenam tem mais de 40 anos e foi construído de forma inadequada para a realidade. As camas estão sendo padronizadas com tamanho e altura porque tivemos alguns problemas. Elas eram cheias de vergalhões na parte de alvenaria e os meninos usavam os ferros nos momentos de rebeliões ou fuga", explicou a diretora.

Segurança

Segundo Antônia Menezes, as reformas nos blocos A e B vão proporcionar mais segurança tanto para os agentes como para os próprios adolescentes na medida em que os espaços serão ampliados.

"Com essa reforma, teremos em alguns espaços uma média três adolescentes, em última instância cinco. Esse problema histórico será resolvido quando a nova obra que está em processo de licitação for concretizada. Neste momento estamos adaptando esse espaço para uma nova realidade", detalhou a diretora.
(Fonte: Seides)

Nenhum comentário: