SEJA BEM-VINDO!

Esse é o primeiro blog dos Agentes de Segurança de Medidas Socioeducativas do Estado de Sergipe.
Aproveite ao máximo e dê sugestões para que possamos melhorá-lo.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Novo Modelo Pedagógico do Iases será apresentado para familiares de adolescentes

 Os socioeducandos participam de profissionalização em parceria
com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)

Uma assembleia familiar reunirá familiares de adolescentes da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis I), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), nesta quinta-feira (13), para a apresentação do novo Modelo Pedagógico do Instituto, que está sendo implantado com o objetivo de promover, com o adolescente e sua família, o desenvolvimento das competências, habilidades e capacidades a partir do conhecimento pessoal, coletivo, social, familiar e comunitário.

O Novo Modelo Pedagógico está sendo implantado em três espaços da Unis I, denominados Despertar I, II e III, que atendem em media 28 adolescentes cada. Os familiares dos adolescentes participarão de encontros que terão início às 9 horas desta quinta-feira (13) e prosseguem até as 17 horas, em Cariacica-Sede.

A assembleia familiar é uma ação coordenada pela gerente da Unis I, Jaqueline Wandekoken, e pela gerente pedagógica do Iases, Juliana Graciani, em parceria com toda a equipe técnica da Unidade formada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e jurídicos, e também por profissionais do Núcleo de Assistência Familiar e Comunitária.

De acordo com a gerente pedagógica Juliana Graciani, a realização do Novo Modelo Pedagógico consiste na participação das famílias, conforme prevê também o artigo 56 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad). “É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais”, disse Juliana.

Juliana disse ainda que a realização das assembleias é uma estratégia que visa a articulação e mobilização da comunidade socioeducativa prevista no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

“O objetivo das assembleias é promover o encontro coletivo para a discussão de assuntos relevantes para a vida organizacional com a participação dos adolescentes, familiares e funcionários do Iases”, disse Juliana.

Atividades Pedagógicas

Atualmente, os socioeducandos participam de atividades de escolarização, profissionalização em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), atividades esportivas e pedagógicas como, por exemplo, a oficina de musicalização ‘Cantando a Vida’. 
(Fonte: Iases)

Nenhum comentário: