SEJA BEM-VINDO!

Esse é o primeiro blog dos Agentes de Segurança de Medidas Socioeducativas do Estado de Sergipe.
Aproveite ao máximo e dê sugestões para que possamos melhorá-lo.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Adolescentes que cumprem medida socioeducativa recebem título eleitoral

Será usada uma urna eletrônica para que os adolescentes
aprendam a usá-la antes da data oficial.


Para garantir o acesso às eleições de 2010 aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Centro de Socioeducação São Francisco, em Piraquara, PR, foram entregues os títulos eleitorais de 49 internos, com idades entre 16 e 21 anos. A entrega foi feita individualmente pelo juiz da 155.ª Zona Eleitoral de Piraquara, Ruy Alves Fernandes Filho.

A iniciativa é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, por meio da Resolução 23.219/2010, garante que presos provisórios e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em todo o país tenham assegurado o direito ao voto.

A escolha do Cense São Francisco foi feita em reunião com representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude, e levou em conta a quantidade de adolescentes, suas idades e a localidade da unidade.

Os adolescentes vão ter acesso à propaganda eleitoral por meio do horário político transmitido pela televisão. Além disto, um trabalho pedagógico vai ser realizado pelos servidores da unidade, para explicar aos garotos sobre a importância do voto, critérios de escolha dos candidatos, o que o voto representa para a sociedade e qual a função de cada cargo político. Também vai será usada uma urna eletrônica para que os adolescentes aprendam a usá-la antes da data oficial.

De acordo com a terapeuta ocupacional da unidade, Flávia Borges, os adolescentes estão empolgados para participar das eleições, já que nenhum havia votado anteriormente. “Faz parte do trabalho socioeducativo desenvolver ações para o exercício da cidadania, por isso esta iniciativa do TSE e da Secretaria é tão importante”, afirma.

A votação será realizada dentro da unidade no dia 3 de outubro (domingo) e os mesários serão os servidores da unidade.

Nenhum comentário: