SEJA BEM-VINDO!

Esse é o primeiro blog dos Agentes de Segurança de Medidas Socioeducativas do Estado de Sergipe.
Aproveite ao máximo e dê sugestões para que possamos melhorá-lo.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Motim no Complexo Socioeducativo de Cuiabá deixa 5 feridos

Unidade abriga 191 internos entre provisórios e
sentenciados.Parte das celas foram destruídas.
Cinco pessoas feridas, a apreensão de 26 armas artesanais (chuços) e destruição de parte de celas foi o saldo do princípio de motim ocorrido na noite de quinta-feira (31) no Complexo Sócioeducativo do Pomeri. Policiais militares que atuam na 2ª Companhia, que atende o Centro de Ressocialização de Cuiabá, foram acionados para conter o princípio de rebelião e fizeram 17 disparos com arma anti-motim e 3 com pistolas para conter os internos.

Os policiais militares que atuaram na ação relataram, em boletim de ocorrência, que o adolescente S.B.O., 15, vindo de Juruena (880 km a noroeste de Cuiabá), foi o responsável por arrebentar 4 cadeados e abrir as celas, libertando os outros infratores. Ao perceberem a movimentação, os agentes sócioeducativos e prisionais foram conter a saída do grupo que tentava chegar ao pátio externo e passaram a ser atingidos por pedradas e golpes dados com barras de ferro. Segundo relato dos PMs, parte do prédio foi quebrada, inclusive vasos sanitários. A confusão começou por volta das 21h e deixou feridos um policial militar e 4 agentes que atuam na unidade. Não foram ferimentos graves, mas lesões provocadas principalmente pelas pedras.

Segundo o tenente-coronel PM Maurício Magalhães, comandante do Batalhão de Guardas da PM, que atua nas unidades prisionais, além dos 4 militares que atuam na guarda do Pomeri, outros 8 foram deslocados para conter o princípio de fuga. Eles atuaram ainda na revista feita na unidade em que localizaram as armas artesanais. Segundo ele, a tentativa de fuga foi evitada em tempo hábil e os maiores prejuízos ficaram por conta da destruição do prédio.

Por outro lado, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), a qual é subordinada a unidade, em nota à imprensa, informa que houve por volta das 21h desta quinta-feira (1º) o início de um motim no bloco 1 do Complexo Sócioeducativo de Cuiabá (antigo Pomeri), que abriga hoje 22 adolescentes em conflito com a lei. Alguns adolescentes começaram o motim destruindo cadeados que dão acesso à área externa da unidade. Entretanto, segundo a nota, a Polícia Militar foi acionada e a situação contornada sem nenhuma intercorrência nem feridos. A secretaria afirma que não houve fuga.

Ao todo, no Complexo Sócioeducativo, estão abrigados 52 adolescentes no regime provisório, 130 na internação masculina e 9 adolescentes do sexo feminino no regime provisório.
(Fonte: Dia a Dia)

Nenhum comentário: