SEJA BEM-VINDO!

Esse é o primeiro blog dos Agentes de Segurança de Medidas Socioeducativas do Estado de Sergipe.
Aproveite ao máximo e dê sugestões para que possamos melhorá-lo.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Após rebelião, direção de Unidade Socioeducativa de Rondonópolis cai

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria Adjunta de Justiça, encarregada da gestão do Sistema Socioeducativo no Estado, esclarece sobre os fatos ocorridos no último domingo (10.04), na Unidade de Atendimento Socioeducativo de Rondonópolis e informa as providências adotadas.

De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado pela instituição, por volta das 12 horas ocorreram atos de indisciplina dos adolescentes, que iniciaram a depredação dos alojamentos. A situação foi contida somente com o auxílio da Polícia Militar.

No mesmo dia, no período noturno, uma equipe técnica da Secretaria Adjunta de Justiça e Direitos Humanos, juntamente com a Superintendente do Sistema Socioeducativo do Estado, Lenice Silva dos Santos, esteve no local para averiguação da situação. Algumas medidas foram tomadas logo em seguida, entre elas, a imediata recuperação do patrimônio depredado, com início dos trabalhos nesta segunda-feira (11.04), redistribuição das equipes de plantão e mudança na direção da Unidade.

De acordo com a secretária-adjunta de Justiça, Vera Lúcia Pereira de Araújo, providências já estão sendo tomadas para melhorar as condições atualmente existentes, inclusive as reformas das instalações, que já iniciaram. Outra medida foi o encaminhamento dos trâmites legais para a construção de um Novo Centro Socioeducativo para a cidade de Rondonópolis, nos parâmetros arquitetônicos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), em uma área doada pelo Município.

Com relação aos agentes orientadores, os quais, segundo a reportagem do SBT ameaçam pedir demissão coletiva, a secretária-adjunta esclarece que são contratados e que a maior parte deles terá os contratos vencidos até o próximo dia 31, conforme pactuado com o Ministério Público Estadual. Eles serão substituídos por servidores concursados. A convocação dos aprovados está prevista para esta semana.

Considerando a situação atual da Unidade, uma equipe de agentes efetivos de Cuiabá foi encaminhada ao local para prestar o suporte necessário até a posse dos novos concursados.

Apesar do incidente, os agentes orientadores contratados estão trabalhando normalmente e a situação no local já foi normalizada.
(Fonte: 24HorasNews)

Nenhum comentário: