De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado pela instituição, por volta das 12 horas ocorreram atos de indisciplina dos adolescentes, que iniciaram a depredação dos alojamentos. A situação foi contida somente com o auxílio da Polícia Militar.
No mesmo dia, no período noturno, uma equipe técnica da Secretaria Adjunta de Justiça e Direitos Humanos, juntamente com a Superintendente do Sistema Socioeducativo do Estado, Lenice Silva dos Santos, esteve no local para averiguação da situação. Algumas medidas foram tomadas logo em seguida, entre elas, a imediata recuperação do patrimônio depredado, com início dos trabalhos nesta segunda-feira (11.04), redistribuição das equipes de plantão e mudança na direção da Unidade.
De acordo com a secretária-adjunta de Justiça, Vera Lúcia Pereira de Araújo, providências já estão sendo tomadas para melhorar as condições atualmente existentes, inclusive as reformas das instalações, que já iniciaram. Outra medida foi o encaminhamento dos trâmites legais para a construção de um Novo Centro Socioeducativo para a cidade de Rondonópolis, nos parâmetros arquitetônicos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), em uma área doada pelo Município.
Com relação aos agentes orientadores, os quais, segundo a reportagem do SBT ameaçam pedir demissão coletiva, a secretária-adjunta esclarece que são contratados e que a maior parte deles terá os contratos vencidos até o próximo dia 31, conforme pactuado com o Ministério Público Estadual. Eles serão substituídos por servidores concursados. A convocação dos aprovados está prevista para esta semana.
Considerando a situação atual da Unidade, uma equipe de agentes efetivos de Cuiabá foi encaminhada ao local para prestar o suporte necessário até a posse dos novos concursados.
Apesar do incidente, os agentes orientadores contratados estão trabalhando normalmente e a situação no local já foi normalizada.
(Fonte: 24HorasNews)
Nenhum comentário:
Postar um comentário