SEJA BEM-VINDO!

Esse é o primeiro blog dos Agentes de Segurança de Medidas Socioeducativas do Estado de Sergipe.
Aproveite ao máximo e dê sugestões para que possamos melhorá-lo.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Rebelião no Cenam

A manhã foi movimentada no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) nessa segunda-feira, 26. Policiais da Polícia Militar (PM) e Polícia de Choque realizaram uma operação que oficialmente seria de varredura da unidade para averiguar a existência de armas ou drogas.

Um dos responsáveis pela ação, o coronel Enílson Aragão da PM, classificou a ação como rotineira. “Todo final de ano as unidades costumam ficar movimentadas com visitantes e os próprios internos ficam agitados. Esse tipo de operação é uma forma de prevenir possíveis rebeliões”, informa o coronel, que também explicou que a presença da Polícia de Choque tem o objetivo de apenas conter os internos.

Enquanto a operação acontecia, era possível ouvir do lado de fora do Cenam barulhos nas grades e um estouro de bomba de efeito moral também foi percebido, no entanto a possibilidade de rebelião ou motim foi descartada pela polícia e os agentes que trabalham no local se recusaram a prestar declarações.




Nota da Fundação Renascer


"Por volta das 10h da manhã desta segunda-feira 26, internos da ala 02 do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) deram início a um tumulto, batendo nos portões e danificando o espaço físico da ala. A situação foi contornada pela equipe da Coordenação Geral de Segurança juntamente com os Agentes de Segunraça Socioeducativos, que fizeram a transferência destes para alas individuais onde os adolescentes continuaram exaltados.Posteriormente os internos da ala 06 também começaram a bater nas grades do portão. A Polícia Militar foi acionada e entrou na unidade para conter os exaltados, controlando a situação rapidamente e dando início a seguir numa vistoria completa das alas.Houve dano material e um policial militar, que integra a coordenação geral de segurança da Renascer, foi ferido por uma pedra atirada por um dos internos, sendo encaminhado para atendimento médico. Nenhum adolescente ficou ferido.A Fundação Renascer e a diretoria da unidade informam ainda que todos os fatos do incidente serão apurados e que, devido as festas de fim de ano, esse é um período crítico, onde aumentam as tentativas de fuga dos internos. Todos os esforços e medidas de segurança estão sendo tomados para evitar novas tentativas e evasões das unidades socioeducativas".

Nenhum comentário: