BRASÍLIA. Dados da Fundação Casa, criada em dezembro de 2006 em São Paulo para substituir a Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem), mostram que a mudança no sistema reduziu o número de rebeliões entre os internos. No último ano de funcionamento da Febem, foram registradas 28 rebeliões. No primeiro ano da nova instituição, o número caiu para cinco. Em 2011, foi registrada só uma em todo o estado.
O mesmo não ocorreu em relação a fugas de jovens infratores. Em 2006, a Febem contabilizou 186. Em 2007, 220. Este ano, foram 199 fugas. A Fundação Casa abriga jovens infratores de 12 a 20 anos que cumprem medida socioeducativa em sistema fechado e de semiliberdade. São 142 unidades.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começou a inspecionar as unidades no interior de São Paulo e verificou melhoras. Ainda assim, das 76 unidades visitadas, 22 têm histórico de fugas e 15, de motim ou rebelião. Coordenador do programa Justiça ao Jovem, o juiz do CNJ Reinaldo Cintra disse que as instalações visitadas oferecem "o mínimo de dignidade aos jovens". Não houve registro de maus-tratos.
(Fonte: O Globo)
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário