SEJA BEM-VINDO!

Esse é o primeiro blog dos Agentes de Segurança de Medidas Socioeducativas do Estado de Sergipe.
Aproveite ao máximo e dê sugestões para que possamos melhorá-lo.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Diretores prendem Agentes em MG

Prezado leitor, você agora vai poder ler o que os Agentes de Segurança de Minas Gerais estão passando com absurdas diretrizes que os diretores lá das Undades Socioeducativas vem tomando.

"Parece brincadeira as noticias que ouvimos sobre as atitudes que alguns diretores, para não dizer todos, vêm tomando nas Unidades Socio-educativas de Minas, tanto na Capital e região metropolitana bem como no Interior. É incrível como estas pessoas julgam estar acima da lei, melhor acha-se que é a lei. Temos noticias que em varias Unidades, Agentes não podem fazer hora de almoço ou hora de janta, comem em 15 minutos, não podem assentar durante o horário de trabalho, tendo que ficar em pé durante todo o plantão, ou seja, 12 horas (por isto alguns Agentes do Ceip Dom Bosco estam com Izepela, ERISIPELA), não tem direito a tirar duas folgas extras durante o mês e por ai vai.
Convocam os Agentes em suas férias e folgas e dizem que às horas a serviços desta convocação, vão para o banco de horas e que quando tiver condições, eles poderão usar estas horas, só que isto nunca acontece, haja vista que temos Agentes que trabalharam de modo extraordinário na copa de 2006 e hoje a respostas que eles têm por parte da direção é que: “o tempo passou e não tem como ver isto, sinto muito”. As reuniões entre os Agentes e direção são somente para cobrar uma postura “profissional” porem como o Agente pode intervir pedagogicamente quando um pessoa de 1,80cm com 17 anos de idade, armado com um chuço parte para cima dele? Como o Agente poderá se defender sendo que ele tem somente a camisa verde? E a parte elétrica das Unidades com fios expostos? E a falta de supremacia de força quando transitamos com os Infratores para as atividades e principalmente nas escoltas externas? O que dizer das muralhas totalmente desprotegidas? E algo ainda mais trágico é o sarcasmo dos Diretores, eles dizem de uma forma natural: Quem não está satisfeito com o trabalho procure outro emprego. Eles querem profissionalismo dos Agentes, mas agem longe disto, agem como papagaios repetindo os que os seus superiores mandam e estes são políticos que não sabe nada de socioeducativo.
Há diretores que pensam que podem fazer do Agente o que quiser e que para eles não dá nada, mas isto não é assim. Qualquer individuo que posssui cargo ou função publica está, totalmente, sujeito as normas legais, eles não podem fazer nada fora da lei. O Agente de Segurança Socioeducativo tem suas atribuições instituídas por lei, e para ser mais preciso é a lei 15.302 de 2004 do Estado de Minas Gerais e não tem esta de mandar o Agente enfrentar bandido armado usando somente o peito aberto. O Agente não tem que ficar dirigindo carros oficiais (aqui abrimos um parêntese: você Agente que deu seu nome para a direção para ser motorista, você esta fazendo uma atividade fora do que reza nas atribuições dos Agentes, se por acaso acontecer um acidente quando estiver dirigindo, você terá que pagar o conserto de todos os carros envolvidos e terá que responder um processo por este ato irregular, sai fora desta o mais rápido possível,você não é obrigado a fazer aquilo que esta em desacordo com a lei). Os diretores não podem mandar os Agentes “pagar” medicação, isto é atribuição dos servidores da área de saúde, se um adolescente tomar um medicamento, dado por um Agente e este vem a ter uma complicação medica, este Agente também sofrerá um processo por estar realizando algo fora de sua atribuição.
Neste momento é necessária a união de todos os Agentes de Minas Gerais, pois nossa situação como socioeducadores esta sendo comprometida por pessoas com nenhuma visão de futuro. Se continuar desta forma nos Agentes vamos ter que pagar para estar trabalhando, nos estaremos como os diretores querem, estaremos piores que presos por ter baixos salários e péssimas condições de trabalho.Não deixe os diretores prender você com mentiras e pressão,como estão fazendo a anos e anos, a lei esta a favor dos Agentes." (Fonte: http://agentesocioeducativo.blogspot.com/)

Não podemos deixar que essas atitudes cheguem nas Unidades Socioeducativas do Estado de Sergipe. Precisamos ficar atentos e evitar o início de decisões que venham nos prejudicar.

2 comentários:

Agentes de Segurança Socioeducativo de Minas Gerias disse...

Aos colegas de Sergipe,
Em respostas as perguntas encaminhadas ao blog dos Agentes de Segurança Socioeducativo de Minas Gerais pontuamos:1)Hoje o quadro de Agente no sistema socioeducativo está composto por aproximadamente 70% de contratados (obs:sem CTPS assinada e contrato de 6 meses, com o direito de somente olhar para o portão sendo fechado quando for demitido e sair calado) e o restante com efetivos, concursados. 2) A lei que institui a carreira de Agente Socioeducativo é a 15.302 de 2004(fonte: www.almg.gov.br ) porem o primeiro concurso só ocorreu em 2006 e a nomeação dos aprovados foi em 2008. Pelas datas vocês podem ver qual é a preocupação da nossa Secretária para com nossa categoria.3) Nós já buscamos nossos direitos via administrava mas não fomos respondidos conforme a lei, mediante a isto estamos, tambem entrando na justiça para buscarmos o que é nosso.4)Nós Agentes de Minas temos a certeza que todos os colegas, de todos os Estados do País, estivermos unidos, sermos respeitados e quem ganha com isto é toda sociedade, pois nosso trabalho fará com adolescentes que hoje estão no crime, venham a ser cidadãos de bem e não um peso para todos. O numero de roubos, estupros, trafico, superlotação em presidio diminuirá, chegando até, em alguns casos, acabar. Nós Agentes temos a sublime missão de trabalhar antes que o crime aconteça,diferentes de outros profissionais da area de segurança(que, logico, são muito importantes para nós) que trabalha somente na repressão ao ator do ato criminoso, ou seja tarde de mais.
Estamos com vocês nesta luta, vá a justiça porque a lei esta a favor dos que obram com a verdade.
Mandamos um forte a abraço.

Anônimo disse...

Direto ao ponto e bem escrito! Porque não pode todo mundo ser assim?