SEJA BEM-VINDO!

Esse é o primeiro blog dos Agentes de Segurança de Medidas Socioeducativas do Estado de Sergipe.
Aproveite ao máximo e dê sugestões para que possamos melhorá-lo.

domingo, 31 de julho de 2011

Adolescentes tentam fugir de unidade de internação

Internos do Centro Juvenil Masculino começaram um motim no almoço




Sete adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internação no Centro Juvenil Masculino (CJM), em Ananindeua, da Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap), tentaram fugir do local na manhã de ontem e iniciaram uma pequena rebelião dentro da unidade de internação. O fato ocorreu por volta das 11h30. Durante o motim, um monitor acabou ferido. Ele foi evitar que um adolescente fugisse e acabou se cortando em um ferro. Policiais militares da Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (Ciepas) estavam no local para tentar conter os adolescentes.

Os funcionários da unidade de internação disseram que não poderiam falar nada. Entretanto, um monitor informou que a confusão começou porque os adolescentes estavam inconformados com a infraestrutura da unidade e queriam melhorias. Outro monitor disse ainda que é comum essa tentativa de fuga. "Eles aproveitam a hora do almoço e tentam fugir pelo muro lateral. Várias vezes já tentaram essa abordagem. Eu até fiquei machucado. Na tentativa de fuga de hoje (ontem) um deles chegou a pegar um tijolo para jogar em mim. Sorte que eu consegui desviar", disse.

Do lado de fora da unidade era possível escutar o barulho dos adolescentes revoltados. Mais de 10 policiais do Ciepas, divididos em quatro viaturas, foram ao local para fazer a revista dos internados e tentar acalmá-los. No local, os funcionários tinham dito que a vistoria é comum. Entretanto, ao saírem da unidade, os PMs confirmaram o princípio de rebelião e a tentativa de fuga.

A assessoria da Funcap informou, por meio de nota, que os sete adolescentes estavam almoçando no refeitório do Centro Juvenil Masculino (CJM), em Ananindeua, quando tentaram empreender fuga, correndo em direção ao muro lateral que dá acesso à área externa da unidade. "A tentativa de fuga foi contida pela monitoria, que reconduziu os jovens aos quartos-celas. Mas, durante a contenção, um monitor se feriu em material utilizado em construção (ferro), pois a unidade passa por reformas", informou.
(Fonte: O Liberal)

domingo, 24 de julho de 2011

Mulher é acusada de estuprar adolescente na unidade socioeducativa

A juíza decretou a prisão preventiva da acusada nesta segunda-feira (18)

A ex-detenta Geise Costa da Silva (21) foi acusada pelo estupro de uma menor de 14 anos. O crime teria sido cometido quando ambas cumpriam medidas socioeducativas na Unidade de reabilitação de Rio Branco.

A queixa crime foi formalizada pela mãe da menor. Segundo informações que constam no processo, o fato teria ocorrido quando Geise Costa, na época punida por tráfico de drogas, teria quebrado sua condicional sendo obrigada a retornar para unidade, local onde as duas se conheceram e passaram a ter um relacionamento amoroso. 

O fato revoltou a mãe da menor que comunicou a Justiça da saída de Geise Costa da unidade, ocorrido no dia 6 de julho. A juíza decretou a prisão preventiva da acusada nesta segunda-feira (18) que foi imediatamente conduzida ao Presídio Francisco de Oliveira Conde, acusada por estupro de menor vulnerável.
(Fonte: ContilNet)

Caro leitor, esperamos que essa não seja uma atitude isolada, mas que as mães dos adolescentes internados nas unidades que se dizem socioeducativas também possam levar ao conhecimento do judiciário, através de queixa crime, caso venha ocorrer violência sexual com seu filho dentro da unidade.

Dupla é presa com um quilo de crack na capital

A droga foi encontrada após a abordagem dos policiais perceberam os dois homens escondidos em um matagal próximo ao prédio do Cenam


Policiais da Rádio Patrulha apreenderam com dois suspeitos aproximadamente 1kg de crack no bairro Jabotiana, zona sul de Aracaju. A droga foi encontrada após a abordagem dos policiais, que perceberam os dois homens escondidos em um matagal próximo ao prédio do Cenam. Foram capturados o pedreiro Denisson Nascimento Santos, de 22 anos, e Luan Barbosa Santos, de 18 anos, ainda não se sabe se eles têm passagem pela polícia.
De acordo com o sargento Rinaldo Márcio, a prisão aconteceu por volta das 15h desta segunda. “Quando estávamos no bairro Jabotiana, em um local chamado 'Largo da Aparecida', avistamos a dupla em um matagal que fica próximo ao fundo do Cenam e da Faculdade Pio X. Como é um local extenso, onde geralmente ocorre o tráfico de drogas e o desmanche de carros, optamos em fazer a abordagem. Assim que nós mandamos os dois colocarem a mão na cabeça, ao nos aproximarmos encontramos embaixo de um deles a droga”, conta.
Segundo o policial, a dupla estava pronta para fazer a embalagem da droga para a distribuição. “Eles não resistiram, estavam com a droga, algumas bolsas plásticas e uma tesoura, possivelmente, eles já estavam prontos para fazer a embalagem das trouxas de crack para distribuir. Ainda não se sabe se os suspeitos têm passagem pela polícia. No momento da apreensão, Denisson disse iria comprar droga e que Luan estava vendendo”, relata.
Os dois suspeitos permanecem presos à disposição da justiça na delegacia de Narcóticos da capital.
(Fonte: tonafolia.com)

Adolescente reage à mandado de internamento

Jovem morde PM e chuta delegado, tentando evitar a transferência do irmão para o Cenam, mas é detido


Em Porto da Folha, policiais militares cumpriam mandado de internamento emitido pelo Poder Judiciário contra um adolescente, de 17 anos, mas encontrou reação dele e também de um irmão, que não se conformava com a apreensão promovida pela Polícia.

O menor reagiu e foi logo controlado. Em contrapartida, o irmão dele, identificado como Mário Alves Feitosa, 19, se descontrolou e também tentou impedir que o mandado de internamento fosse efetivado pelos policiais militares e civis. Na confusão, segundo informações da Polícia, Mário mordeu a mão de um policial militar e ainda chutou um delegado de Polícia, que participava da operação.

Meio à confusão, os policiais, conforme informações da PM, o jovem e o adolescente foram dominados. O adolescente foi encaminhado ao Centro de Atendimento ao Menor (CENAM), em Aracaju, e o irmão dele permanece detido na Delegacia de Polícia do município de Porto da Folha.

Também participaram da operação, um oficial de justiça, membros do Conselho Tutelar, o delegado Antônio Wellington, o escrivão Arionaldo, além do aluno do Curso de Formação de sargentos Vitório e o aluno do Curso de Formação de Cabos Antonio Sá.

Com informações da Ascom da PM

domingo, 17 de julho de 2011

Jovem é abrigado em Unidade Socioeducativa disfarçado de adolescente

Agente de Segurança denuncia irregularidade na USIP


Caros colegas, há quinze dias, aproximadamente, um “menor” deu entrada na UNIDADE SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO PROVISÓRIA (USIP), em Aracaju, SE. Até aí, tudo dentro da normalidade. O problema é que nessa semana foi descoberto, pelos próprios adolescentes que estão internados na casa, que o jovem tem 23 anos de idade. A diretoria da Unidade até o momento não o retirou da USIP.

Quanta incopetência...

Um cara, de 23 anos, entra numa instituição – que tem como objetivo abrigar, proteger e reeducar menores de idade – se passa por adolescente, dorme e passa 15 dias em quartos e áreas de convívio com crianças e a diretoria não tomam uma posição enérgica e emergencial. A diretoria da Unidade precisa de pessoas que se preocupem com a segurança dos adolescentes acautelados e dos seus funcionários. Porque, se continuar desse jeito, o que mais poderá acontecer?
(Fonte: um agente cansado de ver irregularidades)

Através de carta, servidores denunciam direção da casa de medidas

Diretora estaria usando carro da unidade para serviços particulares. Carta também alerta para o risco de uma rebelião.


Na carta, os agentes sócios educadores da Casa de Medidas Sócio Educativa de Cruzeiro do Sul, Estado do Amazonas, alertam a direção, para evitar que uma rebelião aconteça. Isso, porque o número de sócios educadores seria insuficiente para fazer a segurança de 26 menores infratores.

Os adolescentes são considerados perigosos, cumprem pena por diversos crimes, entre eles, tentativa de homicídio, estupro, assalto e tráfico de drogas. Apenas duas mulheres, sócio educadoras, estariam se revezando nos plantões, inclusive nos finais de semana.

Os agentes relatam na carta que estão comprando água para beber, isso porque a tubulação da água que chega do DEAS, passa pela fossa que já transbordou e causa mau cheiro inclusive interferindo no trabalho.

A diretora da Casa, Rosângela Oliveira, foi impedida pelo assessor de imprensa do Instituto Sócio Educativo em Rio Branco, Junior Picancio, de responder as denúncias, segundo ele, para evitar informações precipitadas, mas garantiu que tudo será apurado.

Vizinhos da unidade, já fizeram várias denúncias por conta do mau cheiro do esgoto que sai da unidade e despeja na rua. Até a Câmara de Vereadores já enviou ofícios para a direção da casa de medidas providenciar o concerto da fossa, mas até agora não o problema não foi resolvido.