SEJA BEM-VINDO!

Esse é o primeiro blog dos Agentes de Segurança de Medidas Socioeducativas do Estado de Sergipe.
Aproveite ao máximo e dê sugestões para que possamos melhorá-lo.

Agentes de Segurança Socioeducativos e Funcionários da Fundação Renascer teram novo curso de capacitação

A Fundação Renascer do Estado de Sergipe, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), inicia na próxima segunda-feira, 26, mais uma etapa da capacitação dos agentes de segurança em medida socioeducativa, instrutores e orientadores sociais (psicólogos, assistentes sociais e pedagogos).

Depois dos cursos de Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros, os servidores participam agora do curso de Controle e Procedimentos em Unidades Socioeducativas, que vai capacitá-los para a adoção de uma postura mais proativa, de acordo com os princípios dos direitos humanos e de preservação da ordem pública.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Renascer, foram oferecidas 200 vagas e o curso, cujas aulas acontecem na sede do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), foi dividido em cinco turmas para não atrapalhar o andamento das atividades das unidades. As aulas da primeira turma começam no dia 26, nos turnos da manhã e a tarde, e se estendem até o dia 12 de maio.

O curso tem duração de 100 horas e o inclui disciplinas como Noções de Direito Constitucional, Estatuto da Criança e do Adolescente, Uso Progressivo da Força, Defesa Pessoal, Técnicas de Abordagens, Direitos Humanos, Gerenciamento de Crises, Noções de Direito Penal, Técnicas de Escolta, Atividades Sociopedagógicas de Caráter Educativo, Técnicas de Utilização do Bastão Tonfa, Prevenção e Combate ao Uso de Drogas, Uso de Equipamentos de Proteção Individual e Armamentos Não-Letais.

"Os cursos mostram o compromisso do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social e da Fundação Renascer, com a valorização e qualificação do profissional socioeducador. Aos poucos, vamos mudando para melhor a realidade destes trabalhadores e dos jovens sob proteção social do estado", enfatizou a secretária de Estado da Inclusão, Maria Luci Silva.

Continuidade


Na primeira fase da capacitação, os agentes de segurança passaram pelos cursos de Primeiros Socorros e Brigada de Incêndio com 40 horas. “Eles participaram de aulas teóricas e práticas e para atuar em uma situação de emergência”, disse o coordenador geral de segurança externa, tenente-coronel Edmilson Batista Barros, acrescentando que os participantes tiveram um bom aproveitamento das atividades.