SEJA BEM-VINDO!

Esse é o primeiro blog dos Agentes de Segurança de Medidas Socioeducativas do Estado de Sergipe.
Aproveite ao máximo e dê sugestões para que possamos melhorá-lo.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Estado de Greve!


(Francisco)
    O Estado de Sergipe está passando por um momento único em sua história. Momento esse, que nos remete a pensar em questões relacionados a democracia. A partir deste questionamento, resta a seguinte indagação: será mesmo que vivemos num estado democrático de direito? Outra questão: até que ponto os três poderes são autônomos?

    Em Sergipe, o poder judiciário se confunde muito com o poder executivo, "Nunca na história do estado de Sergipe" houve tanta "amizade" entre esses dois poderes. Já o outro, o legislativo, assiste tudo de camarote.

    Os amigos devem estar se perguntando: porque esse cara está enrolando tanto ao invés de expor logo o pensamento? Respondo a todos: é queo caso é tão complicado que é preciso cautela para compor o que se passa no âmbito de nosso governo. Mas, vamos ao ponto. Todos nós que somos agentes socioeducativos lemramos da última greve e o que ocorrera. Em pleno sábado foi expedido um parecer tornando a greve de apenas dois dias ilegal. Moral da história: pela primeira vez notamos que há expediente nos finais de semana em alguns tribunais. Mas deixemos essas querelas do passado de lado. Entretanto, ficamos procupados com o futuro do Estado. O governo criou uma sercretaria para blindar o Governador, que por sua vez nomeou um secretário que sempre alega que o Estado está em dificuldade.

    O que se quer é que o governo explique o dinheiro gasto com propagandas e festas. Dentre outras coisas.

    A outra indagação é: será mesmo que não há recursos? Porque que algumas categorias são tratadas distintamente com relação a outras? Será que o "fazer socioeducativo" não tem importância para o estado? Será que é preciso paralizar definitivamente para que se veja a relevâcia que esse trabalho tem para a sociedade? Agora, para finalizar, conclamo aos companheiros o seguinte: não se enganem, mas pode ser que já exista documentos decretando a ilegalidade da greve mesmo ela nem existindo. Infelizmente essa é a prática polítca mais aplicada em Sergipe. Será que precisamos sair às ruas novamente para reinvindicar o direito à greve mesmo sabendo que a ditadura militar já foi extinta? Passam-se os tempos e mudam-se as maneiras de reprimir e tentar calar a voz do povo.

Nenhum comentário: