SEJA BEM-VINDO!

Esse é o primeiro blog dos Agentes de Segurança de Medidas Socioeducativas do Estado de Sergipe.
Aproveite ao máximo e dê sugestões para que possamos melhorá-lo.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Superlotação e falta de pessoal foram decisivos para fuga de 12 menores do Case da Vila Cruzeiro

Avaliação é do sindicato dos servidores. Oito jovens continuam foragidos


A superlotação no Centro de Atendimento Socioeducativo Porto Alegre II (Case Poa-II), na vila Cruzeiro, na Capital, e a falta de monitores no local foram decisivos para a fuga de 12 menores infratores, ontem à tarde. A avaliação é da diretora do sindicato dos servidores da instituição (Semapi). Marli Padilha Pereira contou que fugas, fogo em colchões e brigas internas costumam ser constantes na unidade.

Dois monitores do Case foram amarrados com as cordas utilizadas pelos internos para estender roupas (foto ao lado mostra as marcas em um dos servidores). Eles também foram amordaçados e agredidos, segundo o sindicato. A dupla, um homem e uma mulher, cuidava de 15 jovens infratores. Na avaliação do Semapi, é preciso pelo menos mais um servidor para dar conta do efetivo.

De acordo com o Semapi, a unidade tem capacidade para 76 adolescentes, mas atende 127. A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), responsável por administrar o Case, há 105 jovens internados na vila Cruzeiro.

Quatro dos 12 adolescentes que cumpriam medida socioeducativa no Case Poa-II já foram capturados. Um decidiu retornar nessa manhã, convencido pela família. Outro foi encontrado em Gravataí pela Polícia Civil, durante a madrugada. Dois haviam sido recapturados ontem. Os atos infracionais cometidos pelos 12 jovens não foram divulgados.

O diretor administrativo da Fase disse que cem profissionais serão contratados emergencialmente para minimizar a falta de pessoal enquanto novos servidores não forem chamados. Marcelo Machado adiantou que um concurso público vai ser aberto ainda neste ano para as contratações definitivas.

Na semana passada, o coordenador nacional do Programa de Justiça ao Jovem do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), Reinaldo Carvalho, recomendou o fechamento das 13 unidades de assistência ao jovem infrator no Rio Grande do Sul, mantidas pela Fase. O relatório apontou que os jovens internados enfrentam situação semelhante à das piores casas prisionais do Brasil.
(Fonte: R7)

Nenhum comentário: