SEJA BEM-VINDO!

Esse é o primeiro blog dos Agentes de Segurança de Medidas Socioeducativas do Estado de Sergipe.
Aproveite ao máximo e dê sugestões para que possamos melhorá-lo.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Concurso para Agente Socioeducativo de Minas sai em 2012

Na última sexta-feira, 28, a convite do subsecretário de Atendimento às Medidas Socioeducativas da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Ronaldo Araújo Pedron, a reportagem do Hoje em Dia entrou no Centro de Internação Provisória (Ceip) Dom Bosco. Mas não foi permitido o contato com os adolescentes apreendidos e fontes internas informaram que o local foi “maqueado”. “Mandaram deixar tudo bonitinho para vocês”, disse um funcionário.

Atualmente, Minas oferece 1.200 vagas para jovens infratores em 29 unidades (casas de semiliberdade, centros socioeducativos e provisórios). Desde 2008, o Estado promete ampliação das vagas e dos centros. Em 2009, uma unidade de internação definitiva começou a ser construída ao lado do Ceip Dom Bosco. A previsão de entrega da obra, que está atrasada, é para o dia 20 de fevereiro.

Segundo o subsecretário, até o primeiro semestre de 2012, um centro socioeducativo orçado em R$ 11 milhões será inaugurado em Unaí, no Noroeste do Estado. “Estão previstas as construções de mais três centros, na Grande BH, no Sul de Minas e no Vale do Aço”, afirmou Pedron.

No Estado, conforme o Sindicato dos Agentes Socioeducativos, 1.600 profissionais são responsáveis pela segurança de 1.200 jovens nos centros de internação. “Evidente que o número de adolescentes supera a disponibilidade das vagas. A falha na segurança começa aí”, disse o presidente da entidade, Alexandre Canella, que não descarta paralisações dos agentes, em protesto contra o Estado.

O sindicato pede contratação de agentes e sugere que os profissionais possam trabalhar armados. O subsecretário Pedron afirma que está previsto para 2012 um concurso para agentes, mas descarta o uso de armas nos centros de internação. “Temos câmeras que monitoram o local, não é preciso ir além, considerando que há três anos não registros de rebelião, nem fuga no Ceip”, afirmou.
(Fonte: Hoje em Dia)

Iases finalizou capacitação de agentes socioeducativos

Foto:Assessoria de Comunicação/Iases
O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) finalizou nessa sexta-feira (28), o curso de capacitação realizado com aproximadamente 100 agentes socioeducativos da Região Metropolitana. Com o encerramento desta capacitação, o Iases inicia na próxima terça-feira (01), a formação para outra turma de 110 agentes. 

A formação que se encerrou nessa sexta-feira (28), teve carga horária total de 72 horas aula. Durante o curso, os agentes socioeducativos participaram de palestras temáticas ministradas por profissionais da área de socioeducação como: “O que á adolescência? E o que significa essa fase?”; “História da criança e do adolescente no Brasil”; “O Papel do Educador”; dentre outras discussões. 

Eles também participaram de aulas práticas de técnicas de segurança e contenção, ministradas por profissionais do Núcleo de Intervenção Estratégica de Segurança Preventiva (Niesp) do Iases, que abordam práticas e técnicas de ação sem o uso de violência, respeitando os Direitos Humanos no emprego do estabelecimento da ordem. Estas aulas foram ministradas na nova Unidade de Internação Metropolitana, localizada em Vila Velha, que entrará em funcionamento nos próximos dias.

O Iases contou também com a parceria do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), que ministrou palestras sobre Noções de Primeiros Socorros e combate a incêndios.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Formação do Iases, Aline Bernardes, o objetivo do curso foi alcançado e a expectativa é que os agentes coloquem em prática todo o aprendizado realizado durante a capacitação.

Nova turma

Os 110 agentes socioeducativos que iniciarão o curso de formação na próxima terça-feira (01) foram convocados nesta quinta-feira (27), através de publicação realizada no Diário Oficial e no site do Iases. A lista completa com os nomes dos convocados continua disponível no link “Editais” no site do Iases (www.iases.es.gov.br) para consulta.

A capacitação terá inicio nesta terça-feira (01), às 8 horas, no Espaço Pedagógico do Iases, localizado na avenida José Sette, em Cariacica-Sede. A capacitação prossegue até o dia 11 de fevereiro com aulas e treinamentos práticos, realizados das 8 horas às 17h30, com um total de 64 horas/aula

Os demais classificados no processo seletivo referente ao Edital Nº 016/2010 devem aguardar convocação dos Recursos Humanos, que seguirá as necessidades do Instituto.

Informações à Imprensa
Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
Texto: Éricka Almeida

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

1º Ano de Blog

O Blog dos Agentes de Segurança de Medidas Socioeducativas agradece todos os seus seguidores e leitores simpatizantes pela classe de agentes socioeducativos por terem acompanhado, participado e dado credibilidade ao Blog durante esse primeiro ano de existência.

Foram 9.303 visitas ao site (6.760 foram registradas pelo contador a partir de maio/2010), sendo que nossas páginas foram visualizadas 14.900 vezes, por pessoas no Brasil e em outros países, tais como: Estados Unidos, Rússia, Portugal, entre outros.

Continuares nos empenhando em divulgar notícias que tratem a respeito dos agentes de segurança socioeducativos no Brasil. Esperando, também, a participação de cada leitor através de comentários, críticas, pequenas postagens pelo Mural de Recados e, até mesmo, envio de textos para a postagem no Blog.

Abaixo será possível verificar um resumo da estatística do Google Analitics.







Agentes são feridos por internos na Unis/ES durante rebelião


Cinco agentes socioeducativos foram agredidos com cadeiradas durante um tumulto provocado por cinco adolescentes internados no prédio da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) administrado pela Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social, em Tucum, Cariacica/ES.

Um dos agentes precisou dar pontos num dos braços, mas passa bem. Os outros quatro agentes sofreram machucados mais leves. A causa do "princípio de tumulto", conforme informou a assessoria de imprensa do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) ainda está sendo investigada, mas acredita-se que foi durante a prática de alguma das atividades educativas.

O fato ocorreu por volta das 18 horas deste domingo (02), conforme registrado em ocorrência dos agentes. Os cinco agentes de segurança estiveram no Departamento de Polícia Judiciária de Vitória para registrar a ocorrência. A delegada de plantão, Adriana Zottich e Zottich, encaminhou os cinco feridos a exame de lesão corporal no Departamento Médico Legal (DML).

Os agentes foram xingados e agredidos com cadeiras de plástico da instituição. Consta na ocorrência dos agentes que houve uma rebelião e que os cinco adolescentes depredaram o local.
(Fonte: Gazeta Online)

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Sonhos Adiados... (parte 2)

Precisamos de alguém que se dedique e esteja mais atento
a classe dos Agentes Socioeducativos

Escrito por Francisco

Hoje, se alguém perguntar como será 2011, não é preciso ser cético para se responder que será ou acontecerá tudo na mesma levada. Sempre alguém dizendo que vai melhorar, porém, sabe-se que tudo vai continuar na mesmice. Alimentação de péssima qualidade, salários congelados, ausência de cursos de aperfeiçoamento e quando acontecem, vem o descaso da não entrega dos certificados, mudança de nível com acréscimo de uma fortuna equivalente a dois reais, EPIs... esse nem se fala! poderíamos até chamar de ETIs, isso porque parece que se trata de coisas extraterrestres, transcendentais, de outro mundo! Mas, como não é bom sermos tão pessimistas no inicio de um nova década, vamos acreditar. Se for preciso vamos pedir a meu Padim Ciço para abençoar a todos nós! Ah! Já ia esquecendo de Santo Expedito, o Santo das causas impossíveis... enfim, precisamos de luz para continuarmos caminhando, isso porque a nossa categoria está desamparada em todos os sentidos. Sempre lembrando que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco. Convocamos, pois, a todos para uma maior união em torno de nós e que surja entre nós um líder de verdade para que as nossas reinvidicações não sejam chacoteadas como sendo absurdas ou sem precedentes. Precisamos de alguém que se dedique e esteja mais atento ao ser humano que ostenta essa profissão tão complexa que é agente socioeducativo e que não seja submisso a ninguém. 

Quanto aos nomes do padre Cícero e Santo Expedito citados acima, não passam de ilustração e de argumentação para explicitar a crença em melhorias que pelo que se passa na maior parte do texto, não passará de mito e utopia. Para quem acredita no poder divino é melhor ir se apegando às suas divindades e orando. Isso porque, é melhor acreditar em Deus do que acreditar em determinadas pessoas! Lembremos também que estamos ainda bem próximos do natal passado e que o menino Jesus está bem pequenino ainda, e nós pelo menos reconheçamos que este Ser maravilhoso deu a vida por todos nós, mesmo por aqueles que o mataram. 

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Sonhos Adiados...

 Nem sempre quem tem o mérito leva as homenagens ou tem o direito de usufruir dos benefícios
 
Escrito por Francisco
2011... ano de brindarmos o que aconteceu de bom em 2010, pena que não existe muito o que comemorarmos. Primeiro, vimos nossas expectativas serem frustradas por um bando de especuladores que criaram um discurso fajuto de que “vai melhorar!”, no entanto, pelo que temos observado, realmente tem melhorado, para as pessoas que de certa forma estão inseridas num nicho de conchavos que historicamente se instalam ou se agregam ao líder máximo do Estado para tirarem proveito de determinadas situações.

O grande escritor Lima Barreto se referia a esse tipo de gente em seu romance “Os Bruzundangas”, que segundo ele, “A República Bruzundanga” tratava-se de outro país, mas, que, nas entrelinhas percebe-se que ele falava do Brasil. O que este nos relata, é que nem sempre quem tem o mérito leva as homenagens ou tem o direito de usufruir dos benefícios meritórios por conta de sua competência. Por outro lado, os bajuladores, os atravessadores e incompetentes são sempre beneficiados e acabam por receber aquilo que deveria ser direcionado para quem de direito, que são aqueles que fazem jus ao processo compensatório. Ou seja, os que suam a camisa isto é, aqueles que mantém a estabilidade de determinadas repartições, são os que deveriam ser reconhecidos e receber a fatia do bolo a que merecem. Mas, é como diz o ditado: “estamos no Brasil”! ainda, como diz a letra da música: “é preciso saber viver”! e os bajuladores estão vivendo... e muito bem... diga-se de passagem!

domingo, 2 de janeiro de 2011

Ano Novo x Sindase Novo

Devemos construir um novo SINDASE. Sem Sindicato forte não há conquista.

Escrito por JBCS
Todo novo ano se inicia com a promessa de renovação. Esta é uma palavra-chave. Com ela enterramos o velho e jogamos para o esquecimento as agonias passadas. Aliás, pensando bem, os Agentes de Segurança Socioeducativos de Sergipe precisam sepultar o que passou. Nós sabemos perfeitamente o que foi o ano de 2010: negativa do reajuste salarial, dispersão da categoria, enfraquecimento do SINDASE e outros. Tudo bem, o ano que foi embora trouxe também alegrias. Porém, elas foram tão raquíticas que nem deu para esquecer as derrotas um segundo sequer. Necessitamos com urgência de renovação.

Então, para que o ano de 2011 nos proporcione dias melhores devemos construir um novo SINDASE. Sem Sindicato forte não há conquista. E para haver conquista é necessário transformá-lo. Não adianta a crítica escondida, a revolta solitária ou o protesto desorganizado. O movimento transformador tem de sair primeiramente do interior da categoria (representado pelos Agentes de Plantão), para depois ser continuado e respaldado por uma entidade legítima. O Sindicato é nosso. Ele deve ser a nossa imagem e semelhança. Se por ventura não houver essa sintonia, a mudança pede passagem. Afinal, como bem diz Gabriel O pensador: 
Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a gente muda a gente anda pra frente.”