SEJA BEM-VINDO!

Esse é o primeiro blog dos Agentes de Segurança de Medidas Socioeducativas do Estado de Sergipe.
Aproveite ao máximo e dê sugestões para que possamos melhorá-lo.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Agentes de Sergipe temem rebelião no Centro de Atendimento ao Menor - Cenam

Agentes encontram armas, drogas e celulares durante revista e denunciam a falta de segurança. Fundação Renascer mostra que a categoria possui equipamentos

Por Kátia Susanna

Agentes temem rebelião no Cenam
(Foto: Arquivo Portal Infonet)
 “Não podemos esquecer que esses adolescentes cometeram crimes como estupro e homicídio, por isso, não podemos trabalhar expostos ao perigo porque a qualquer momento pode haver uma rebelião e um agente ser ferido gravemente”. Com este desabafo um agente de medidas socioeducativas do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) faz um apelo ao que ele chama de descaso da direção da unidade em relação aos profissionais.

O agente que pediu para não ser identificado, com medo de represarias, disse que a apesar da aparente tranquilidade a unidade esconde diversos problemas como falta de equipamentos de segurança para a categoria e a entrada de armas e drogas. De acordo com o agente uma revista realizada no início desse mês foram encontrados objetos cortantes, drogas e celulares. No vídeo feito pelo agente é possível perceber que o pedaço do piso foi cortado para servir de esconderijo do material apreendido.

“Durante a revista nada é encontrado, mas quando realizamos uma vistoria na área encontramos
armas, drogas e celulares. Acredito que todos que entram na unidade devam ser revistados porque empregados de empresas terceirizadas entram no Cenam livremente”, observa o agente que salienta que já foram abertos procedimentos administrativos contra terceirizados que entravam com cigarros e bebidas.
 
Rebelião
 
A possibilidade de uma grande rebelião tem preocupado os agentes. “Há rumores de que neste final de ano poderá haver uma rebelião e pela falta de estrutura fica difícil controlar. A prioridade da fundação são os internos, mas é preciso ter uma atenção maior com os agentes”, salienta Eziel Oliveira.

Sobre o efetivo, o diretor administrativo da Fundação Renascer, Wilson Souza, explica que com o final de ano, um planejamento estratégico está sendo feito e a segurança da unidade será reforçada com um efetivo maior de vigilantes que prestam serviço através de uma empresa contratada.

Fundação

O diretor administrativo ressaltou que o Cenam é apenas uma das unidades de medidas sócio educativas da Fundação Renascer que vem desenvolvendo a modernização da estrutura física, no atendimento aos adolescentes com a inclusão de cursos profissionalizantes e progressão das medidas.

Wilson Souza pontuou que a capacidade do Cenam foi ampliada com a construção de novas alas para atender a demanda de cerca de mais de 50 adolescentes.

Equipamentos

O agente afirma que em uma revista foram
encontrados estes objetos (Foto: Divulgação)
Segundo o agente, após revista realizada no início do mês foram encontrados armas, drogas e celulares. Nas imagens tiradas através do telefone celular de um agente, é possível verificar que um dos celulares encontrados estava escondido embaixo de uma pedra de mármore. A informação é que a pedra foi cortada com uma faca improvisada pelos internos.

Objetos cortantes também foram
apreendidos na revista
“Depois que entramos essas armas passei a ficar mais preocupado porque isso mostra que eles estão se preparando para uma rebelião. Na verdade os internos estão esperando o resultado do mutirão que foi realizado na unidade, existe uma expectativa de alguns deles serem soltos, caso contrário, eles vão fazer uma rebelião. Esse período de natal e pré-caju é 100% certeza que aconteça uma rebelião”, salienta.

A informação da Fundação Renascer é que desde maio desse ano, nenhum motim ou rebelião foram registrados e que não existe conhecimento de material apreendido.


Durante a entrevista o diretor da
fundação aprestou os equipamentos
 adquiridos (Foto: Portal Infonet)

Sobre os equipamentos, a versão da Fundação é contrária, durante a entrevista com o diretor administrativo, a equipe do Portal Infonet teve acesso a um kit de equipamento de segurança. O diretor deixou claro que a fundação fez a licitação dos equipamentos de proteção individual dos agentes, um investimento de R$66 mil. Wilson Souza também salientou que os agentes já têm acesso aos equipamentos.

Desvinculação

O agente também se diz abandonado pela Fundação Renascer que na opinião do profissional age apenas com medidas para proteger os adolescentes, mas não oferece melhorias para a categoria. “O bastão só temos porque compramos do nosso bolso, no plantão de 13 agentes, só tem colete que mesmo assim foi adquirido através de um processo que um colega entrou na Justiça. Estamos desamparados porque ninguém pensa em uma política de segurança para nós. Constantemente um agente é ferido e ninguém faz nada. Até quando vamos ficar esperando que a fundação faça alguma coisa pela gente”, lamenta o agente que diz que o efetivo de vigilantes que era de 20 passou a ser de três.

“Uma solução seria os agentes passarem a ser vinculados a Secretaria de Estado da Justiça que daria o apoio no sentido de cursos na área de segurança. Somos agentes de segurança, então é importante que a gente receba um treinamento e apoio adequado”, afirma.

Sobre as melhorias para a categoria Wilson Souza pontuou que os agentes foram incluídos no plano de saúde do Ipês e que foram investidos R$ 63 mil no curso de defesa pessoal para os agentes de segurança em medidas socioeducativas, e no curso de controle e procedimentos em unidades de internação, destinado a agentes e funcionários da fundação.

Sindicato

O presidente do sindicato dos agentes de medidas socioeducativas, Eziel Oliveira, disse que os equipamentos de segurança individual ainda não estão disponíveis para todos os agentes. “Por meio de uma ação civil pública, a fundação se comprometeu em providenciar equipamentos de segurança individual para todos os agentes. Fomos informados que a licitação já foi feita, existe um prazo para este cumprimento e o prazo ainda não excedeu, mas caso vença o prazo será cobrada uma multa pelo descumprimento”, conta.

Em virtude dos problemas enfrentados pelos agentes, muitos já apresentam problemas psicológicos. “São vários agentes que enfrentam problemas psicológicos. Tem um agente que abandonou o serviço por 29 dias porque não podia sair de casa”, relata.

Salários

O presidente do sindicato dos agentes
afirmam que querem retomar a negociação
salarial (Foto: Arquivo Portal Infonet)
O sindicalista ressalta ainda que em virtude dos profissionais receberem somente um salário mínimo, muitos agentes têm deixado o cargo. “Nós sentamos com a categoria para definir a melhor forma de negociar com o governo a aumento escalonado da categoria que até agora não tivemos uma posição. Estamos cobrando que o governo volte a sentar, para que não seja necessário fazer uma greve, coisa que não é interessante para ninguém”, observa.
(Fonte: Infonet)




segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Briga entre internos gera tumulto no Centro Socioeducativo/AM

MANAUS - Tumulto entre internos do Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa, na zona Centro-oeste de Manaus, acionou a Polícia Militar na tarde desta sexta-feira (19). O incidente teria começado após a briga de três adolescentes. Não houve feridos.

De acordo com a assessoria da PM, o tumulto começou por volta de 17h30. O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) informou que o princípio de conflito foi controlado logo após a chegada dos policiais.

O Portal Amazônia tentou entrar em contato com a Secretaria de Estado de Assistência Social do Amazonas (Seas), responsável pelo Centro Socioeducativo, mas não obteve retorno. (IP)
(Fonte: Portal Amazônia)

Depois de agressão a agentes, Sejusp cria grupo de escolta e proteção para as Uneis

Eliane Souza, com assessoria
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, assinou na tarde desta terça-feira (16) resolução que cria o Grupo de Escolta, Segurança e Proteção no âmbito da Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS), órgão responsável pelo atendimento de adolescentes em conflito com a legislação, nas Unidades Educacionais de Internação (Uneis) do Estado.

De acordo com o secretário, o grupo especial será composto por 20 integrantes, servidores das medidas socieducativas que serão submetidos à capacitação para assumir a nova atividade, desempenhada com a utilização de equipamentos não letais, a exemplo das “tonfas”. “O objetivo principal do grupo é manter a segurança dos servidores, dos adolescentes, zelar pelo cumprimento da rotina da unidade e realizar as escoltas necessárias”, explicou Jacini.

O superintendente de Medidas Socioeducativas, Hilton Villasanti Romero, acredita que o novo grupo representa um grande avanço para as medidas socioeducativas. Segundo o superintendente, a atuação do grupo para intervenção rápida em situações de crise nas unidades de internação é uma prática utilizada em São Paulo e Minas Gerais com resultados positivos. “Creio que será eficaz também aqui em Mato Grosso do Sul, evitando situações como a ocorrida no último sábado (13), na Unidade Educacional Temporária de Internação de Campo Grande. A resolução será publicada no na edição de amanhã (17) do Diário Oficial do Estado (DOE).

No sábado, 13, os jovem que cumprem medida sócio-educativa na Unei Dom Bosco, que funciona provisoriamente nas dependências da Colônia Penal Agrícola, fizeram motim. Na confusão, três agentes foram feridos com chuchos (armas artesanais).

Agentes Socioeducativos de Sergipe devem ser valorizados

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

REUNIÃO DO SINDASE-SE COM AGENTES DE SEGURANÇA

ATENÇÃO!! O Presidente do Sindase-se convoca todos os seus sidicalizados a comparecerem na próxima sexta feira, 19, às 14 horas, na sede do Sindicato para reunião que tratará de assunto de interesse da categoria.
(Fonte: Sindase)

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Momento histórico dos Agentes Socioeducativos de PE

Os Agentes de Segurança Socioeducativos de Pernambuco tem muito o que comemorar, porque depois de uma longa espera finalmente sai do cartório o registro da ASSASEPE (Associação dos Agentes Socioeducativos de Pernambuco).

Na tarde desta quarta feira, 10/11, o Presidente da entidade Luciano Melo, juntamente com o secretário Executivo Elenor Brun, receberam o certificado de personalidade jurídica da associação, juntamente com todos os documentos devidamente registrados. A partir de agora a ASSASEPE finalmente passa a existir de fato, e de direito. Já na quinta feira o presidente e o secretario da entidade estiveram em reunião com os contadores para emissão dos documentos finais da regulamentação.

PARABÉNS A TODOS, ESSA VITÓRIA É NOSSA.

(Fonte: ASSASPE)

Três Agentes são feridos e sete internos fogem em motim na Fundação Casa/SP

Uma rebelião na Fundação Casa de Araraquara (273 km de São Paulo), que durou cerca de oito horas, resultou na fuga de sete menores e deixou três agentes de apoio socioeducativo feridos um deles em estado grave.

O motim começou por volta das 20h de anteontem. Agentes deixavam uma área entre as alas, quando cerca de 33 adolescentes forçaram uma porta e correram para a saída da unidade.

Sete saíram pela porta da frente. Os outros 26 foram contidos pelos funcionários, mas diante da fuga frustrada iniciaram um motim fazendo três agentes como reféns.

Os internos subiram no telhado da unidade e, cobrindo os rostos com camisetas, balançavam uma bandeira branca. Durante o tumulto foram quebradas mesas e cadeiras de plástico, cujos pedaços pontiagudos foram usados como armas contra os funcionários.

O agente que ficou mais ferido teve cortes nas pernas, nas orelhas e perto dos olhos. Ele ainda foi alvo de uma paulada que deslocou um dos braços.

O nome do agente não foi divulgado e ele segue internado no Cema (Centro Medico Araraquara), mas não corre risco de morte.

NEGOCIAÇÕES

Segundo o diretor regional da Fundação Casa, Roberto Damásio, os menores exigiram a presença de parentes para ajudar nas negociações. Quatro mães foram autorizadas a entrar na unidade.

Os internos ainda pediram a presença de uma equipe de televisão, mas apenas a câmera de uma TV local foi usada para gravar o final do motim. As imagens foram apagadas em seguida.

Parentes dos menores que estavam em frente à unidade chegaram a reclamar de maus-tratos, mas não houve confirmações. Mesmo assim, Damásio disse que vai abrir uma sindicância e mandar o caso para a corregedoria.

Ainda de acordo com o diretor regional da fundação, os menores reclamaram da água gelada do banho e da má qualidade dos sabonete e xampus usados por eles.

"Eles não tinham nenhuma reivindicação que justificasse essa ação. Se rebelaram mesmo por causa da fuga frustrada. Depois ficaram preocupados com uma possível retaliação, mas garanti que não vai haver represália", disse Damásio.

A tropa de choque foi chamada, mas não entrou no local. A rebelião só teve fim por volta das 4h de ontem, quando uma contagem confirmou a fuga de sete. Até o fechamento desta edição nenhum havia sido recapturado.

Ontem, a visita na unidade foi reduzida, mas apenas para os que participaram da rebelião. Os demais, segundo Damásio, receberam as visitas normalmente. A unidade abrigava 72 menores quando começou o tumulto.
(Fonte: ClickPB)

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Três Agentes Socioeducativos ficam feridos em fuga na Unei Dom Bosco/MS


As visitas de familiares aos adolescentes na Unei Dom Bosco, órgão que cuida de menores infratores, em Campo Grande, foram suspensas por ordem judicial neste domingo (14), depois que 14 internos fugiram da unidade e deixaram três agentes educacionais feridos ontem (13).

Até agora, três internos foram recapturados, e a Polícia Militar segue as buscas pelos demais evadidos.

A ação ocorreu logo após o horário de visitas, por volta das 17 horas. Munidos com armas artesanais, os jovens arrombaram a porta de um alojamento e renderam os agentes. Depois disso, os adolescentes liberaram os demais cadeados e escaparam da unidade pulando a cerca protegida por consertinas. No momento da fuga havia 67 internos e nove agentes.

Os agentes tiveram ferimentos nas costas, no rosto, no abdômen e no peito. Todos foram socorridos e medicados, e passam bem. Já os instrumentos usados na agressão foram recolhidos pela Polícia Militar.

Na manhã deste domingo (14), o clima era de aparente tranquilidade na Unei Dom Bosco. Os agentes que assumiram o plantão estavam tensos com a situação e reclamaram da falta de segurança para trabalhar. "Ontem mais de 30 guris vieram para cima dos colegas, aí eles tiveram que deixar embora", relatou um agente que não quis ser identificado. Outro profissional contou que o uso das tonfas (bastões de borrachas) será retomado apesar da suspensão imposta pela Promotoria da Infância e da Juventude. "Ninguém vai morrer aqui à toa", desabafou o agente.

O diretor Guilhermo Aguiar chegou à Unei por volta das 8h30 para dialogar com os agentes e os internos. Sobre a questão da segurança, ele disse que esta é uma situação-limite e que deve ser rediscutida na terça-feira (16) com as autoridades judiciais e a Superintendência de Assistência Sócio-Educativa (SAS), órgão responsável por administrar as Uneis. Mesmo após a fuga, não haveria necessidade de reforço policial na Unei Dom Bosco, segundo o diretor.

Ele acredita que a ação tenha sido premeditada e explicou que o período de fim de ano e festas são um período crítico. "Os adolescentes segregados ficam mais ativos e querem fugir nessas épocas". Aguiar relatou que jovens de três dos oito alojamentos não quiseram participar da ação. 
Diretor Guilherme Aguiar;                 Armas artesanais em poder dos internos da Unei Dom Bosco

Os motins e rebeliões são mais frequentes na Unei Dom Bosco, Mato porque a unidade recebe apenas jovens que cometeram crimes e já foram sentenciados pela justiça - inclusive adolescentes vindos do interior do Estado. As demais Uneis recebem internos provisoriamente. A média de internação na Unei Dom Bosco é de sete meses, e a reincidência atinge 90% dos casos.

Como a Unei Dom Bosco está instalada provisoriamente na Colônia Penal Agrícola de Campo Grande, a expectativa é de que as reformas na sede permanente sejam concluídas até o fim deste ano.
(Fonte: MidiamaxNews)

Instituto Socioeducativo do Acre empossa novos servidores


Mais 228 pessoas passam a fazer parte do quadro efetivo da instituição.O Instituto Socioeducativo do Estado do Acre empossou na manhã dessa segunda-feira, 8, no auditório da Fundação Hospital Estadual do Acre, mais 83 funcionários que irão fazer parte do quadro de servidores efetivos da instituição para os cargos de agente socioeducativo e técnico administrativo. Assim, o Instituto passa a ter em seu quadro 228 servidores selecionados através de concurso público, para atender com maior qualidade e dedicação os menores socioeducandos.

"São cargos bastante exigentes no dia a dia, que vocês estejam empenhados em realizar a mudança necessária na vida desses jovens", disse o presidente do Instituto Socioeducativo, Cassio Silveira Franco na cerimônia de posse dos novos servidores. Agora, os 83 empossados irão realizar um curso de capacitação de 220 horas.

O período de posse começou em dezembro de 2009 para a unidade de Cruzeiro do Sul, em maio desse ano aconteceram as posses dos concursados das unidades de Feijó e Sena Madureira, terminando agora com a posse para as quatro unidades em Rio Branco. Além de agentes socioeducativos e técnicos administrativos, ao longo desse tempo também foram empossados psicólogos e advogados.

"Para mim é motivo de bastante alegria e felicidade somar na vida de adolescentes que precisam ser ressocializados, e também é uma oportunidade que eu tenho de me planejar para o futuro, passando num concurso público, tendo minha estabilidade financeira", conta Marcos Carmos de Lima, que passou para o cargo de agente socioeducativo.

Nova infraestrutura e gestão

O Governo do Estado do Acre tem realizando grandes investimentos para a mudar completamente o sistema socioeducativo para menores infratores, tanto na área de infraestrutura como de gestão. O estado tem investido em uma grande reestruturação do sistema, com novas unidades, reforma e entrega de antigas e contratação de novos funcionários, um ponto estratégico que vai fazer com que essa nova visão seja realmente executada no estado.

"Além disso, o Acre tem um modelo de tratamento para o menor que cumpre pena socioeducativa que é referência nacional", afirma Cassio Ramos. As unidades no Acre trabalham com o Plano Personalizado de Atendimento (PPA), que visa criar novos planos de vida dentro e fora do Instituto Socieducativo para os menores.
(Fonte: O Rio Branco)

Iases divulga resultado provisório do Concurso 009/2010 para Agente Socioeducativo

O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) divulgou o resultado provisório do Processo Seletivo para o cargo de Agente Socioeducativo (Nível Médio), correspondente ao Edital nº 009/2010, para atuação na Região Sul.
  • A seleção é para formar cadastro de reserva e a contratação é temporária. O salário é de R$ 1.672,00. Os Agentes Socioeducativos trabalham em regime de escala de 12x36 horas, fixada pela administração das Unidades. O contrato será pelo período de 1 ano, podendo ser prorrogado.
O candidato que discordar do resultado pode encaminhar recurso à Comissão Organizadora do processo seletivo. A documentação deve ser protocolada na sede do Iases, localizada na Rua General Osório, nº 83, Edifício Portugal, 3º andar, Centro de Vitória, das 8h00 às 17h00.
Os selecionados deverão atuar nas Unidades de Internação Provisória e Internação da Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim.
Mais informações através do endereço eletrônico www.es.gov.br.