SEJA BEM-VINDO!

Esse é o primeiro blog dos Agentes de Segurança de Medidas Socioeducativas do Estado de Sergipe.
Aproveite ao máximo e dê sugestões para que possamos melhorá-lo.

sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ ANO NOVO!!

O Blog dos Agentes de Segurança Socioeducativos deseja a todos os seus colegas de farda, seguidores, colaboradores, leitores e amigos um 2012 repleto de felicidade, sucesso e realizações.

Nosso trabalho em 2012 será ainda mais árduo para poder noticiar da melhor forma o trabalho, a luta e o esforço dos Agentes de Segurança Socioeducativos.

Agradecemos a todos as crítica, as denúncias e os apoios que foram enviados através de e-mails, mensagens no Orkut e no Mural de Recados.


terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Tumulto ocorre em unidade socioeducativa feminina

Mais uma unidade de medidas socioeducativas passou por dificuldades nesta segunda-feira, 26, em Aracaju. Dessa vez, foi a Unidade Socioeducativa Feminina que, no começo da noite, teve problemas com algumas internas. 

Segundo um agente que não quis se identificar – segundo ele, por temer represálias –, o momento de tensão aconteceu por volta das 20 horas durante o procedimento de tranca,  em que as garotas devem ser reconduzidas à ala de segurança. O agente afirma que as cinco adolescentes internas disseram que não iam entrar, e começaram a xingar e ameaçar os funcionários.

Agente ferido na Unifem
Em seguida, como os agentes não se intimidaram e foram cumprir o procedimento, duas internas começaram a agredi-los com arranhões e golpes de cabo de vassoura, enquanto as outras três faziam contenção para as primeiras. Os agentes conseguiram controlar o problema e colocá-las na ala de segurança.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Agentes controlam rebelião na Unidade Provisória



Esta segunda-feira, 26, tem foi um dia tumultuado na rotina das unidades que abrigam jovens infratores na capital sergipana. Pela manhã, um princípio de rebelião no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) se agravou e um policial militar acabou ferido. Por volta das 13h, foi a vez da Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (USIP) pedir ajuda ao Batalhão de Choque devido a uma tentativa de fuga. Os prédios da Usip e do Cenam são vizinhos.


As duas rebeliões estão ligadas. Conforme depoimento de um agente, como as unidades Cenam e USIP são vizinhas, os internos conseguem se comunicar e programar as rebeliões para o mesmo dia.

Na USIP, houve problemas nas alas 01, 05 e 06 da Usip. Na primeira, os internos arrancaram uma porta e utilizaram para quebrar uma parede e utilizaram a fiação elétrica da estrutura exposta para colocar fogo em colchões da unidade. As chamas prejudicaram uma estrutura de fibra transparente que cobre o banho de sol do lugar.

Os dez adolescentes que conseguiram alcançar uma área externa do pavilhão de segurança não chegaram a fugir da instituição. Os agentes controlaram o fogo e impediram que os menores pulassem os muros da USIP.


Graças aos esforços dos bravos agentes de segurança socioeducativos em conjunto com a polícia militar as rebeliões do dia de hoje foram controladas sem que adolescentes conseguissem evadir das unidades.

Rebelião no Cenam

A manhã foi movimentada no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) nessa segunda-feira, 26. Policiais da Polícia Militar (PM) e Polícia de Choque realizaram uma operação que oficialmente seria de varredura da unidade para averiguar a existência de armas ou drogas.

Um dos responsáveis pela ação, o coronel Enílson Aragão da PM, classificou a ação como rotineira. “Todo final de ano as unidades costumam ficar movimentadas com visitantes e os próprios internos ficam agitados. Esse tipo de operação é uma forma de prevenir possíveis rebeliões”, informa o coronel, que também explicou que a presença da Polícia de Choque tem o objetivo de apenas conter os internos.

Enquanto a operação acontecia, era possível ouvir do lado de fora do Cenam barulhos nas grades e um estouro de bomba de efeito moral também foi percebido, no entanto a possibilidade de rebelião ou motim foi descartada pela polícia e os agentes que trabalham no local se recusaram a prestar declarações.




Nota da Fundação Renascer


"Por volta das 10h da manhã desta segunda-feira 26, internos da ala 02 do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) deram início a um tumulto, batendo nos portões e danificando o espaço físico da ala. A situação foi contornada pela equipe da Coordenação Geral de Segurança juntamente com os Agentes de Segunraça Socioeducativos, que fizeram a transferência destes para alas individuais onde os adolescentes continuaram exaltados.Posteriormente os internos da ala 06 também começaram a bater nas grades do portão. A Polícia Militar foi acionada e entrou na unidade para conter os exaltados, controlando a situação rapidamente e dando início a seguir numa vistoria completa das alas.Houve dano material e um policial militar, que integra a coordenação geral de segurança da Renascer, foi ferido por uma pedra atirada por um dos internos, sendo encaminhado para atendimento médico. Nenhum adolescente ficou ferido.A Fundação Renascer e a diretoria da unidade informam ainda que todos os fatos do incidente serão apurados e que, devido as festas de fim de ano, esse é um período crítico, onde aumentam as tentativas de fuga dos internos. Todos os esforços e medidas de segurança estão sendo tomados para evitar novas tentativas e evasões das unidades socioeducativas".

Ex-inetrno do Cenam invade ceia de Natal e fere três com arma de fogo


Uma confraternização de Natal terminou com três pessoas feridas no bairro Bugio, em Aracaju/SE. Por volta das 5h30 do domingo, 25, um homem armado invadiu uma casa na rua Luiz Alberto Moura, atirou diversas vezes contra as oito pessoas que se encontravam no local e fugiu em seguida.
 
Segundo uma testemunha que prestou queixa na Delegacia Plantonista ainda na manhã do dia 25, havia familiares e conhecidos entre os participantes da festa – alguns deles crianças. Os disparos fizeram três vítimas, atingidas na coxa, na barriga e no pé. Todos foram levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).

O criminoso – reconhecido pelas vítimas como ‘Mik do Bugio’ –, estava acompanhado de um comparsa que o aguardava em uma motocicleta de cor vermelha para dar suporte à fuga.  

No mesmo dia 25, a polícia conseguiu realizar a prisão do  homem suspeito pelos disparos contra a família. Lucas Santos, 19 anos, conhecido também como Mik do Bugio, ex-interno do Centro de Atendimento ao Menor Cenam –, foi acusado de tripla tentativa de homicídio. As informações são da Delegacia Plantonista.

De acordo com o delegado responsável pelo plantão na Delegacia, os tiros “quase mataram” as vítimas. De fato, segundo o boletim de ocorrência registrdo no órgão, o rapaz atingido na coxa foi encaminhado para a Ala Vermelha do hospital e passou por cirurgia.

 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Em SP, menos rebeliões de infratores

BRASÍLIA. Dados da Fundação Casa, criada em dezembro de 2006 em São Paulo para substituir a Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem), mostram que a mudança no sistema reduziu o número de rebeliões entre os internos. No último ano de funcionamento da Febem, foram registradas 28 rebeliões. No primeiro ano da nova instituição, o número caiu para cinco. Em 2011, foi registrada só uma em todo o estado.

O mesmo não ocorreu em relação a fugas de jovens infratores. Em 2006, a Febem contabilizou 186. Em 2007, 220. Este ano, foram 199 fugas. A Fundação Casa abriga jovens infratores de 12 a 20 anos que cumprem medida socioeducativa em sistema fechado e de semiliberdade. São 142 unidades.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começou a inspecionar as unidades no interior de São Paulo e verificou melhoras. Ainda assim, das 76 unidades visitadas, 22 têm histórico de fugas e 15, de motim ou rebelião. Coordenador do programa Justiça ao Jovem, o juiz do CNJ Reinaldo Cintra disse que as instalações visitadas oferecem "o mínimo de dignidade aos jovens". Não houve registro de maus-tratos.
(Fonte: O Globo)

Aprovada criação de sistema nacional para reeducar jovem infrator


O Senado aprovou terça-feira, 20, o projeto que cria o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, Sinase.

A Propsta segue para a sanção da Presidente da República.

O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo muda parte do Estatuto da Criança e Adolescente, para trazer normas únicas a serem aplicadas em todo o país, no tratamento aos menores que cometem crimes. Essa uniformização de regras é, segundo a senadora Marta Suplicy, do PT de São Paulo, uma das principais virtudes da proposta.

"O principal mérito, na minha avaliação, é que a União não vai mais assumir a responsabilidade da execução direta. O que a gente sabe é que, quando se está muito distante, não se consegue executar. E quem tem de executar é o Estado e o Município. Isso me parece de extrema importância, porque a União dará as diretrizes, determinará as responsabilidades, dirá qual é a norma a ser seguida e depois poderá cobrar." Diz Marta Suplicy.

O senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça, ressaltou que o projeto do Sinase é resultado de um amplo debate que contou com a participação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e da Associação Brasileira de Magistrados entre outras instituições.

"Gostaria de dizer que esse programa tem várias dimensões e me parece que, entre elas, há uma preocupação realmente com o desenvolvimento pessoal e social do adolescente, o acompanhamento técnico multiprofissional, a formação continuada dos profissionais envolvidos nessa ação socioeducativa, e aponta também para a construção de alianças estratégicas, porque um processo como esse envolve um esforço de articulação em todos os níveis." Relata Armando.

O projeto que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo seguirá para a sanção da presidente da República.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Em Itabaiana

Justiça determina apreensão de menor suspeita de matar jovem e abandonar corpo em caixa de papelão

Policiais civis da cidade de Itabaiana atendendo determinação judicial apreenderam a adolescente T.A.S, 15 ANOS, apontada como autora do homicídio que vitimou no dia 28 de maio deste ano, Fernanda Andrade Santos, 16 anos. O corpo da vítima foi encontrado dois dias depois do crime, dentro de uma caixa de papelão em um terreno baldio localizado no bairro Bananeira.


A menor foi apreendida a primeira vez em junho, no entanto encontrava-se em liberdade, porém a Justiça determinou mais uma vez a sua apreensão. Ela será encaminhada a Unidade Socioeducativa Feminina em Aracaju.


A delegada Viviane Jardim informou que T.A.S. responderá pelos crimes de homicídio duplamente qualificado por meio cruel e sem chance de defesa e ocultação de cadáver. No crime que chocou a população sergipana, a adolescente apreendida tirou a vida da outra menor, de 16 anos, com mais de 20 golpes de faca e, em seguida, a colocou em uma caixa de papelão e ocultou o cadáver em um matagal.


Segundo a polícia, o crime foi motivado por ciúmes, pois a vítima estava tendo um relacionamento amoroso com o ex-companheiro da acusada.
(Fonte: EmSergipe.com)

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Princípio de Rebelião no Cenam

Na manhã de ontem, cinco menores da ala 5 do Centro de Atendimento ao Menor - Cenam, em Aracaju,SE, iniciaram uma rebelião. Destruíram parte da ala e para evitar a entrada dos agentes lançaram pedras contra os agentes de segurança.

Os agentes de segurança socioeducativos, protegidos com escudos e capacetes adentraram a ala e deram fim ao motim.

Segundo informações de funcionário, um agente de segurança foi ferido na mão ao abrir o portão da ala e nenhum interno foi ferido.

Os rebelados foram separados e disciplinados conforme regimento da Unidade.
video

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Adolescente do "crime da caixa" é solta

Adolescente do "crime da caixa" de Itabaiana, SE, é liberada.



A adolescente T. A. S., conhecida pelo “crime da caixa” na cidade de Itabaiana, SE, e que encontrava-se internada provisoriamente na Unidade Feminina Socioeducativa em Aracaju, SE, foi liberada após cumprir apenas 45 dias de medidas socioeducativas. Isso por que a justiça não conseguiu finalizar o processo antes do prazo (45 dias). A T. A. S., que está grávida de aproximadamente 8 meses, vai responder em liberdade.

 A história desde o seu início...

"O Programa Repórter Record, apresentado por Marcelo rezende, exibiu no domingo, dia 14, o caso da adolescente Fernanda Teixeira de Andrade, 16 anos, morta com 26 facadas no dia 28 de maio em uma residência, localizada no bairro Bananeira, em Itabaiana.

O corpo da jovem foi encontrado dentro de uma caixa de papelão na Rua Gumersindo de Oliveira, antiga Rua de Maraba, no mesmo bairro, na manhã de segunda-feira, dia 30 de junho.

A matéria sobre a morte de Fernanda Teixeira de Andrade foi produzida pelos repórteres Priscila Andrade e Fábio Barbosa, com apoio da TV Atalaia.

O programa Repórter Record é exibido sempre aos domingos por volta das 23h15, logo após o Domingo espetacular.

O inquérito policial que apurou a morte da adolescente Fernanda Teixeira de Andrade, 16 anos, foi presidido à época pelo delegado Francisco Gerlândio, responsável pelo Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa da Delegacia Regional de Polícia Civil de Itabaiana (SE), que apontou a adolescente de T.A.S., 14 anos, como autora do ato infracional equivalente a homicídio.

Durante as investigações, a polícia também efetuou a prisão de André da Silva Lopes, 22 anos, e apreendeu um adolescente de 17 anos, acusados de envolvimento no homicídio."
(Fonte: Youtube)

Saiba mais sobre a história do “crime da caixa” assistindo o vídeo abaixo.

(Fonte: Youtube)